Nessa obra, o leitor encontrará uma produção ímpar sobre a relação entre o jogo e a educação da infância sustentada nas contribuições da psicanálise, em um movimento que parte da nossa identidade de educadores Já dizia Freud há mais de 100 anos, que se colocar a brincar é a atividade mais intensa da infância e, portanto, a mais significativa e importante para a criança. É assim que ela compreende o mundo. Portanto e, ao contrário do que se pensa, é uma atividade vivida pela criança com muita seriedade. Qualquer processo educativo que coloque a criança como protagonista não pode ignorar sua íntima relação com o Jogo. Ensinar e aprender são uma grande brincadeira que inspira paciência, curiosidade, descoberta, parceria, partilha, prazer... desejo, fantasia, criação, conhecimento.... saber, sabor, sabedoria. É o ponto de partida de toda a nossa experiência cultural e de nossa capacidade criadora que, de maneira simples, é tão somente a nossa condição de lidar suficientemente bem com o mundo. Fica o convite ao leitor para compartilhar conosco essas e outras reflexões que resultam das ideias apresentadas nesse livro, fruto de nossas experiências de ensino e de pesquisa.