As práticas educativas desenvolvidas na maioria das escolas brasileiras ignoram o contexto sociocultural dos/as educandos/as, bem como seus saberes e práticas sociais, fruto da implementação de propostas curriculares descontextualizadas, fragmentadas e acríticas. Este livro traz um conjunto de reflexões acerca das lutas políticas empreendidas pela Rede de Educação no Semiárido (RESAB), no nordeste brasileiro, associada à construção de projetos educativos contextualizados, que valorize os saberes e as práticas culturais dos/as sertanejos/as. O desenvolvimento de projetos educativos contextualizados está associado à implementação de políticas de formação de educadores/as que favoreçam a compreensão crítica do contexto sócio-histórico e cultural e o desenvolvimento de práticas educativas fundadas nos princípios políticos e epistemológicos crítico-emancipatórios. O livro apresenta os caminhos teórico-metodológicos trilhados no processo de formação-investigação desenvolvido com o intuito de problematizar o olhar crítico dos/as educadores/as sobre o contexto sócio-histórico e cultural nos quais estão inseridos, bem como sobre projeto educativo da escola, favorecendo a identificação dos desafios e possibilidades quanto à reorientação da proposta pedagógica e curricular na perspectiva da contextualização e da interdisciplinaridade, comprometida com a formação crítica dos/as educandos/as.