O livro reúne uma coletânea de textos cuja preocupação é trazer ao público os resultados de suas reflexões e pesquisas. Neste sentido, os autores expressam na obra suas análises quanto à educação, à formação humana e suas complexas interações. Preocupados com a formação, que se desvela da própria condição humana, os autores elegeram como eixo e meta as relações entre os indivíduos e sociedade trazendo à tona diferentes aspectos para dissertar sobre uma mesma temática contribuindo, dessa forma, para ampliar o debate acerca das questões curriculares. Baseado em uma concepção revolucionária de formação humana e apresentada pelos pesquisadores, a obra entende a vinculação dos currículos com o trabalho, os comportamentos e com as diversas formas de produção dos saberes. O livro é dividido em três partes. Na primeira discute os principais parâmetros que permeiam a formação humana "que ocorre a partir da práxis revolucionária e por meio de uma educação omnilateral, enquanto eixos fundamentais para uma orientação curricular". Na segunda parte os autores suscitam reflexões acerca das diferentes possibilidades, pela via curricular, de transmissão desses saberes. Na terceira e última parte concentram as reflexões sobre os currículos, os sistemas educacionais e suas propostas para as instituições, não só, mais detidamente para o ensino infantil, fundamental e médio.