Os novos Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem que o trabalho com textos em salas de aula deve ser realizado com base nos gêneros textuais. Mas o que são exatamente gêneros textuais e de que forma utiliza-los no cotidiano das escolas? Essas perguntas, e várias outras, estão respondidas em Gêneros Textuais e Ensaios, coletânea de estudos de lingüística aplicada organizada pelas professoras Ângela Paiva Dionísio, Anna Rachel Machado e Maria Auxiliadora Bezerra. A obra divide-se em dois momentos: no primeiro, estão os estudos relacionados à definição do conceito gêneros textuais e, na segunda parte, encontramos trabalhos desenvolvidos a partir dos vários gêneros textuais, incluindo aqueles surgidos com a internet, como o correio eletrônico (e-mail) e os bate-papos virtuais (chat’s). Pois os gêneros textuais se caracterizam, e se distinguem, pelos seus conteúdos, propriedades funcionais e estilos. Assim, são gêneros textuais os sermões religiosos, as cartas comerciais, as receitas culinárias, as reportagens jornalísticas, etc. Gêneros Textuais e Ensaios apresenta estudos relacionados à aplicação desses textos no cotidiano educacional, seja a partir de histórias em quadrinhos, de entrevistas publicadas nos principais órgãos de imprensa ou verbetes de dicionários. Trata-se, portanto, de obra dedicada a instrumentalizar os profissionais de ensino de línguas, oferecendo-lhes ferramentas e técnicas, consoante as novas diretrizes educacionais.