Neste livro Débora Oyayomi Araujo analisa a produção discursiva sobre a leitura literária. Tomando como referencial teórico-metodológico a Hermenêutica de Profundidade, a autora investiga como personagens negras presentes na literatura infantil são lidas e interpretadas por crianças e professoras. Por meio da observação e gravação de aulas de leitura em escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental, uma questão vai se construindo: em que medida, nos discursos produzidos por crianças e professoras, estão presentes (re)produções estereotipadas sobre personagens negras e seus contextos narrativos? Na busca pela resposta, subsidiada por um conceito particular de ideologia, a autora analisa as práticas de mediação de leitura, o contexto de sala de aula, a escola e as relações interpessoais entre professoras, alunas e alunos. Nessa perspectiva as vozes, produções e reflexões das crianças assumem o protagonismo, pois expressam o êxito ou não do trabalho de mediação da leitura literária, das práticas pedagógicas e da alteridade necessária ao trabalho com a diversidade étnico-racial. Por causa delas é que este estudo foi possível.