O Brasil é um país de dimensões continentais e com diversidades socioespaciais que evidenciam a multiplicidade da vida nas regiões, nas cidades e no campo. Elaborar a análise geográfica do Brasil inclui a interpretação do processo de formação de seu território. Significa interpretar a trajetória e a atualidade, de como a natureza primeira transformou-se em espaço geográfico, pela progressiva presença de meios técnicos, de ciência e de informação. Fazer da Geografia do Brasil a Geografia Escolar do Brasil é o desafio político-pedagógico a ser assumido nessa disciplina escolar. São necessárias coerência e interação entre o método da ciência e o método de ensino, enquanto pressuposto para aprender a interpretar a realidade presente nos lugares, considerando as diferentes escalas geográficas e definições temáticas. O caminho curricular contempla os fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia Social proposta por Milton Santos e, para a elaboração didática, os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani. A partir desses fundamentos são apresentadas proposições para o conteúdo-forma da Geografia Escolar, explicitando uma proposta curricular para a Educação Básica, com foco na Geografia do Brasil. A obra poderá ser referência para disciplinas de didática, metodologias de ensino e de estágios curriculares da Licenciatura em Geografia e áreas afins, bem como para aqueles que atuam na pesquisa sobre teorias e métodos da Geografia e da Didática da Geografia