Certa vez disse Freud que "nenhuma das aplicações da psicanálise exercitou tanto interesse e despertou tantas esperanças, e nenhuma, por conseguinte, atraiu tantos colaboradores capazes, quanto seu emprego na teoria e prática da educação". Sua observação serviu-nos como uma convocatória; e como prova disso apresentamos ao leitor este livro. Nascido de um fecundo encontro que apontou sobremaneira para a variedade da prática, o livro resultou numa coletânia referente e substancial acerca da atualidade da interface psicanálise e educação, debatendo a questão da diversidade. Para isso, reunimos aqui alguns dos mais interessantes autores brasileiros que têm produzido pesquisas, saberes e práticas sobre o tema, além de contar com a relevante colaboração de uma autora internacional. Este livro assume e transmite com firmeza a posição da psicanálise de não recuar diante do real; real esse que pode se manifestar nas particularidades que compõem a contemporaneidade, nas vivências da infância e da juventude, nas questões que rondam a profissão docente e seus processos de formação ou, ainda, nas diferentes formas empregadas pelo sujeito-aluno para manifestar sua subjetividade no interior da experiência escolar. Desejamos poder favorecer a emergência de formas variadas de produção em torno de idéias, projetos e ações; e que a psicanálise possa ser referência para a construção de práticas profissionais mais abertas ao sujeito e menos tuteladas aos discursos que, na atualidade, dão forma ao exercício da mestria.