O conhecimento de experiências educacionais bem-sucedidas na utilização da tecnologia para a montagem de Projetos de Trabalho permite a exploração de novos caminhos na busca do desenvolvimento de competências. Com esse objetivo, encontram-se nesta obra várias possibilidades de uso do computador no ambiente escolar, tendo por base os referenciais mais recentes em ensino no Brasil, ou seja, os Parâmetros Curriculares Nacionais, o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos e a utilização de Projetos de Trabalho. Serviram como fonte de pesquisa autores e educadores especialistas em Informática Educativa e em competências, bem como a atuação de alguns núcleos que desenvolvem uma metodologia baseada em Projetos de Trabalho, associada ao uso do computador. Desse modo, são relatadas aqui as dificuldades mais freqüentes durante esse tipo de implantação, com dicas de como utilizar tais experiências para aprender com o erro. A autora descreve os passos de execução de alguns projetos que apresentam o computador como parte importante no processo e indica os tipos de laboratório mais adequados para um bom aproveitamento. Ao final, são comentadas algumas habilidades e competências necessárias aos profissionais que trabalham nesse tipo de ambiente computacional voltado à educação.