As empresas que vendem produtos ou serviços diretamente ao cliente necessitam de um Operador de Caixa, que é o profissional responsável pela checagem e cobrança do produto adquirido ou serviço consumido. Porém, sua função não se restringe apenas a passar os produtos pelo leitor de código de barras e cobrar seus valores dos clientes, muitas vezes é ele quem atende o cliente. E o bom atendimento é um diferencial competitivo para qualquer tipo de negócio. Com uma vasta área de trabalho o Operador de Caixa deve se qualificar e atualizar constantemente. Esse material se propõe a ser uma ferramenta para a qualificação e aprimoramento desse profissional que desempenha função tão importante no seu local de trabalho. O livro 'Operador de Caixa - Qualificando a Linha de Frente' foi escrito de forma didática e objetiva, permitindo a assimilação do conteúdo de forma gradual, possibilitando o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais para um operador de caixa. Entre os assuntos apresentados no livro estão: a importância da automotivação, perfil profissional, conhecimentos técnicos, apresentação pessoal, as funções do profissional e os equipamentos utilizados pelo caixa, transações financeiras, formas de pagamento, documentos de identificação, comprovantes, recibos e notas fiscais, matemática aplicada à operação de caixa, porcentagem, juros e descontos, práticas de merchandising, direitos do cliente, cuidados com a saúde através de atividades ergonômicas e sugestões de exercícios para ginástica laboral, entre outros.