Cuidar de um familiar que se encontra severamente doente é uma tarefa complexa, exigente, que traz inúmeras implicações para a vida pessoal, profissional e social dos cuidadores familiares. Na maioria das vezes, os cuidadores não recebem informação/formação sobre como exercer a tarefa de cuidar, motivo pelo qual é comum não se sentirem aptos ou ainda demonstrarem dificuldades em desempenhar a tarefa, apresentando uma sobrecarga que poderá se manifestar por meio de sintomas como estresse, ansiedade e depressão. Este livro apresenta um modelo de intervenção psicoeducativa sustentado no desenvolvimento de competências pessoais/sociais. De forma fácil e prática, a intervenção possibilita a qualquer profissional de saúde trabalhar com os cuidadores informais familiares como uma estratégia inovadora no que se refere a apoio, orientação e aconselhamento às famílias que têm ao seu encargo um familiar que precisa de cuidados no domicílio. Além de orientar os cuidadores sobre as doenças de que cuidam e a importância e valorização do autocuidado com base em uma perspectiva pessoal. Por meio de exercícios de dinâmica de grupo, a intervenção objetiva promover, desenvolver ou ativar as competências pessoais/socias de: autoconhecimento, empatia, autoestima, assertividade, resiliência e suporte social.