Por sua diversidade ambiental e cultural, beleza e hospitalidade, o Brasil tem reconhecida vocação para ser um dos principais destinos de turismo de natureza no planeta, e o segmento de ecoturismo no país cada vez mais se profissionaliza para atender a demanda do crescente turismo doméstico e do exigente mercado internacional, ainda mais sensível às questões de turismo res-ponsável e sustentável. Poucos segmentos de negócios abrangem tantas áreas e profissionais diferentes, direta ou indiretamente, como o turismo. Assim, este livro aborda, de maneira bastante prática, os principais pontos a serem considerados para uma gestão de ecoturismo sustentável como negócio, respeitando o meio ambiente e a sociedade nos quais o destino está inserido. Voltado principalmente para estudantes de cursos de graduação e de especialização, além de profissionais da área, este livro não tem a pretensão de esgotar o tema, nem de ser totalmente original, mas reúne informações confiáveis e análises consistentes de autores con-sagrados, abrangendo as diferentes abordagens. Principais temas cobertos: .a trajetória histórica do turismo e do ecoturismo; .o papel do guia e do condutor como agente principal na conscientização do turismo res-ponsável; .noções gerais da legislação que impacta o turismo e o ecoturismo; .as principais modalidades de ecoturismo e seus potenciais impactos ambientais; .marketing e turismo, com casos de sucesso; .uma clara visão de turismo e sustentabilidade. Este livro é um guia prático para a implementação dos princípios do turismo responsável que não deve faltar ao estudante ou praticantes do ecoturismo. Também será útil àqueles que atuam em algum negócio relacionado com a atividade ou tenham interesse na compreensão da trajetória do turismo no Brasil.