Cada vez mais rápida, a revolução tecnológica pode facilmente ultrapassar o desenvolvimento das estratégias educativas. O clássico regime de aulas expositivas agora dá lugar às metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e desenvolvem competências de forma criativa e re?exiva para a resolução de problemas. A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias, destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em prática. Fausto Camargo e Thuinie Daros organizam as estratégias de modo simples e direto, permitindo sua aplicação imediata a partir de diversos métodos e recursos práticos destinados à inovação.Cada vez mais rapida, a revolucao tecnologica pode facilmente ultrapassar o desenvolvimento das estrategias educativas. O classico regime de aulas expositivas agora da lugar as metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da aprendizagem e desenvolvem competencias de forma criativa e re?exiva para a resolucao de problemas. A primeira parte deste livro aborda como e possivel renovar a sala de aula. Na segunda parte, sao descritas mais de 40 estrategias, destinadas tanto a educacao basica quanto ao ensino superior, para colocar as mudancas em pratica. Fausto Camargo e Thuinie Daros organizam as estrategias de modo simples e direto, permitindo sua aplicacao imediata a partir de diversos metodos e recursos praticos destinados a inovacao.