Alfred North Whitehead argumenta que existem graus de aprendizagem que deviam ser antecipados e seguidos, o que, consequentemente, iria permitir que acontecesse uma plenitude de aprendizagem. As artes fazem que os nossos estudantes se "tornem", no contexto dos seus programas, livres para acederem a uma variedade de meios através dos quais se possam exprimir. Este livro é sobre os investigadores de professores, é sobre investigadores ponderados e é também sobre activistas sociais. Utilizando um conhecimento básico das artes, descobrimos que as artes não são apenas instrutivas, românticas e excitantes mas que também podem ser, e são, políticas. Aprendemos a combater o desejo da Nova Direita de regressar às coisas simples reiterando a importância das artes. Diamond e Mullen realizaram um excelente trabalho ao organizarem leituras, inspiradas em teorias, destinadas ao professor que dá aulas e ao educador de professores. Significam que temos conhecimentos de teoria curricular e desenvolvimento, além de um empenhamento no rigor na nossa exposição às artes. Como fazedores de sentido, professores e alunos estão empenhados em combinar os seus conhecimentos curriculares com um conhecimento e amor das artes, passando a serem cidadãos cultos de um mundo que não utiliza definições estreitas. A capacidade de expandir o mundo, de fazer sentido e de utilizar meios diferentes de conhecimento, permite que nos preenchamos como seres humanos que participam na eterna experiência do conhecimento da vida. Os autores desnudaram as suas almas artísticas para alargarem as capacidades de professores e alunos. Com a empenhada integração das artes nos programas, talvez consigamos criar uma vida escolar que seja o espelho de uma escada de cristal, uma via potencial para a aceitação colectiva e para a justiça social. PATRICK DIAMOND é professor no Centro de Desenvolvimento para Professores, na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Toronto, onde dirige uma Investigação em Desenvolvimento Pessoal de Professores. CAROL A. MULLEN é professora Associada na Universidade Auburn, Alabama, Estados Unidos. É especialista em Narrativa do Desenvolvimento, área em que desenvolve a sua Investigação na Faculdade de Ciências da educação da referida Universidade