- Os Autores e suas obras Autores consagrados, reunidos em uma proposta que valoriza Aprender a ser, um dos pilares da Educação para o século XXI, segundo a Unesco.   Formação para a pluralidade Eixos pedagógicos da coleção   Competência Leitora Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos.   Aprendizagem significativa As atividades possibilitam ao aluno estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos estudados, garantindo uma apropriação efetiva dos conceitos, procedimentos e atitudes.   Mundo Plural Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo.   Estrutura ·         Os conteúdos dividem-se em 3 grandes blocos. Do 1º ao 3º ano, Leitura e linguagem oral, Práticas de Leitura e Práticas de escrita; do 4º ao 5º, Leitura e linguagem oral, Análise e reflexão sobre a língua e Produção de texto. ·         Cada volume está dividido em 4 unidades, organizadas por temas, com o objetivo de trabalhar a intertextualidade. ·         O encarte apresenta jogos ortográficos, bingo, fichas de acentuação, quebra-cabeça, memória, dominó, alfabeto móvel, agenda de telefones, agenda de aniversários, fichas que exploram palavras – sílabas – letras, caligrafia e complementos de atividade.     Seções ·         Abertura da unidade – A partir da exploração de uma imagem, busca-se despertar o interesse e os conhecimentos que os alunos têm sobre o assunto. ·         Começo de conversa – É o momento para a troca de ideias, levantamento de conhecimentos prévios e construção de previsões acerca do conteúdo da unidade. ·         Conhecendo o texto – Promove o trabalho com textos, com o objetivo de levar os alunos a compreender o objetivo da leitura e a relacionar seus conhecimentos anteriores com os conteúdos apresentados. ·         Conhecendo outros textos – Privilegia a construção intertextual, apresentando outros modelos de textos para confronto de estilos, tipos de suporte, composição, pontos de vistas, entre outros aspectos. ·         Refletindo sobre a escrita – Privilegia o trabalho com a ortografia. O aluno é levado a refletir sobre a escrita das palavras para compreender o funcionamento do sistema linguístico. ·         Descobertas sobre a língua – Presente a partir do volume do 2º ano, esta seção aborda os conteúdos gramaticais de forma contextualizada. A gramática é analisada como uma ferramenta que instrumentaliza o aluno para interpretar e produzir textos de forma mais consciente e eficaz. ·         Diversão em palavras – Aborda de forma lúdica, com jogos e desafios, os conteúdos gramaticais. ·         Bloco de notas – Presente a partir do 2º ano, permite ao aluno o registro de conceitos e fatos linguísticos aprendidos de forma individual ou coletiva, utilizando, na maioria das vezes, sua própria linguagem. ·         Entre ideias e linhas – Tem por objetivo levar os alunos a produzir textos, colocando em prática as descobertas feitas. O aluno escreve a partir do contato com os gêneros já estabelecidos, assimilando-os e reformulando-os, para que possa, aos poucos, alcançar um verdadeiro processo de autoria. ·         Hora da conversa – Trabalha a linguagem oral, por meio de conversas sobre textos lidos, audição e relatos de histórias, apresentação oral de tarefas, entrevistas, opiniões, debates, relatos de experiências etc., e desenvolve as habilidades de argumentar, contra-argumentar e emitir opiniões. ·         Projeto – Propõe a produção de textos orais e/ou escritos, de forma contextualizada e interdisciplinar, organizada em 3 etapas: Pensando sobre o tema, Desenvolvendo o projeto e Concluindo. ·         Mundo plural – Tem por objetivo ampliar a visão dos alunos em relação à diversidade do mundo cultural.   Destaques ·           O trabalho com gramática e ortografia é uma preocupação na coleção. Além das seções Descobertas sobre a língua e Refletindo sobre a escrita, que auxiliam os alunos a refletir sobre os conteúdos de forma contextualizada, a seção Diversão em palavras aborda questões de gramática e ortografia de forma lúdica, propondo jogos e desafios que possibilitam uma relação ativa com a língua. ·         Destaque para a seção Bloco de notas, em que os alunos são solicitados a redigir pequenos textos sobre o que entenderam acerca de conceitos estudados. Sob a orientação do professor, mas utilizando sua própria linguagem, os alunos sistematizam e registram os conceitos e fatos linguísticos trabalhados na unidade.