Baseado numa pesquisa realizada pelos autores, que teve como objetivo analisar o estágio em que se encontram as "Maiores Empresas Brasileiras", o livro "Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional (IDHO) – Novas Dimensões da Cultura Corporativa", de autoria de Takeshy Tachizawa e Alexandre Garrett, considerou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos países, com amplitude sócio-organizacional e ambiental. O estudo baseou-se em quatro dimensões: Sustentabilidade, Transparência, Governança Corporativa e Capital Humano. A obra foi criada com a proposta de levar em conta não só a qualidade de vida das pessoas nas empresas, mas também a qualidade da gestão e seu resultado prático e econômico. A proposta do "IDHO" leva em conta não só a qualidade de vida das pessoas nas empresas, mas também a qualidade da gestão e seu resultado prático e econômico. Para isso, envolve a organização em todos os pilares em que ela precisa figurar: gerar valor e lucro tanto para seus colaboradores e acionistas como para toda a sociedade global. Os autores apresentam estratégias e situações práticas inerentes à gestão socioambiental no contexto econômico nacional. O princípio que serviu de base para o desenvolvimento do livro foi analisar as empresas não apenas do ponto de vista do crescimento econômico, mas também pelo prisma da sustentabilidade, dimensão esta capaz de interpretar a realidade humana em um ambiente de trabalho em sintonia com as boas práticas de governança corporativa.