A gestão democrática na escola tem ocupado centralidade no debate educacional e tem sido objeto de investigação em grupos de pesquisa de diferentes instituições universitárias no país. Os diversos programas e as mais variadas diretrizes implementadas nas redes municipais de educação e nos sistemas estadual e federal demandam cada vez mais que as equipes gestoras estejam qualificadas para lidar com os novos desafios que se apresentam. De igual modo, as temáticas relativas ao projeto pedagógico têm despertado o interesse de inúmeros investigadores e revelado o quanto estão interligadas as relações entre a constituição de uma gestão democrática e a construção do projeto pedagógico da escola. As duas temáticas se entrelaçam nesta obra que pretende alimentar o debate em torno dos temas ao socializar experiências vivenciadas por gestores em exercício que desenvolveram projeto de intervenção a partir de problemáticas identificadas em escolas públicas. Os doze capítulos aqui apresentados oferecem para os gestores e demais profissionais da educação, o desafio de refletir sobre a possibilidade de intervir no cotidiano escolar por meio do Projeto Político Pedagógico e de outros instrumentos que favorecem a participação e a melhoria da qualidade socialmente referenciada. Esperamos que esta obra desperte no leitor estas e outras reflexões e contribua para consolidar a gestão democrática nas escolas públicas.