O livro A Educação e suas múltiplas possibilidades em tempos atuais está dividido em sete capítulos que retratam a importância do olhar do professor no seu fazer diário, com as ferramentas de que dispõe, para tornar o ensino mais humano, numa proposição evolutiva para pensar a educação. O protagonismo estudantil como gerador de problemas de pesquisa e o interesse em amenizar conflitos entre professores de matemática e alunos é um dos temas abordados. O ensino da disciplina de química para alunos de um PROEJA, ilustrado pela utilização da realidade doméstica local foi retratado em outro artigo onde o autor compreende a necessidade de tirar o aluno da zona de desconforto na qual ele esteve inserido pelos anos em que abandonou os bancos escolares. A educação física como ferramenta a positivar a terceira idade e potencializar a autonomia do sujeito é outro tema presente na obra. Outras questões abordadas de forma reflexiva dizem respeito ao uso da tecnologia de Realidade Aumentada como recurso de incentivo à leitura, além de uma análise sobre a formação em Relações Interpessoais para os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS. O entendimento da diversidade étnica-racial construído pelo viés piagetiano é um tema humanista que fala de autonomia e reciprocidade. Em um último capítulo são tratados os direitos humanos como preceitos para o direito à educação, onde se faz culminar esta obra de multiplicidade de interesses, mas que tem a educação evolutiva como fim comum.