O livro Campo historiográfico-educacional e ensino apresenta mais do que um balanço das análises acerca de um tema pouco prestigiado. Apesar de, a princípio, parecer que um levantamento nos termos da produção do que se denominam aqui estudos e pesquisas sobre o Ensino de História da Educação EHE seria de fácil realização, devido ao conhecimento empírico da observação corrente, que apontava para um número limitado de produção, situação essa desalentadora em termos de atenção e de produção, também indicada por muitos autores que tentaram desenvolver reflexões acerca do tema, verificou-se, porém, que não é bem assim. Ao contrário, constata-se que se tem produzido volumes significativos de produções e publicações a respeito desse objeto de estudo, de forma que já despertam interesses por parte dos pesquisadores, ao lado de outros temas já consolidados no campo da História e da Historiografia da Educação no Brasil. O objetivo do livro é detectar e apresentar, para além das lacunas, os temas, os objetos, os tipos de abordagem, as fontes de pesquisas, na tentativa de contribuir para novas investigações e para um aprofundamento maior do tema. Acredita-se que é de suma importância voltar as atenções para o que vem sendo produzido em quantidade e qualidade, para que se possa tomar conhecimento do desenvolvimento das produções que se constroem científica e crescentemente em um movimento dinâmico, mas carente de divulgação e de difusão em larga escala, no sentido de abrir caminho para novas pesquisas e reflexões sobre o Ensino de História da Educação EHE. Em síntese, trata-se de um investimento de pesquisa, cujo objetivo tem sido o de conhecer melhor o que se produz e o que se reproduz em História da Educação; de identificar e analisar os estudos e as pesquisas que têm como tema o Ensino de História da Educação no Brasil; e de analisar a situação do Ensino de História da Educação nos cursos e nas instituições em que essa disciplina tem sido ministrada.