Com uma abordagem que tem como base as transformações causadas por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas e no comportamento do mercado de trabalho verificados nos últimos anos, este livro sintetiza um conjunto de experiências, pesquisas e contribuições desenvolvidas ao longo dos últimos anos na busca de um modelo de gestão de pessoas que atenda às necessidades da empresa moderna. O texto sistematiza os trabalhos desenvolvidos segundo uma nova perspectiva de gestão de pessoas, que leva em consideração o ambiente em que a empresa se insere, em situações de globalização, turbulência crescente, maior complexidade das arquiteturas organizacionais e das relações comerciais e maior valor agregado dos produtos e serviços. A obra está estruturada em três partes. Apresenta inicialmente o pano de fundo em que uma nova proposta de gestão de pessoas nasce e os principais conceitos e premissas que sustentam essa proposta. Em seguida, aborda as partes componentes do modelo de gestão de pessoas, tratando dos conceitos aplicados e das ferramentas deles derivadas. Discute na parte final o futuro da gestão de pessoas, apontando algumas tendências e perspectivas para a gestão de pessoas no mundo ocidental e para o Brasil em particular