um fator todas as empresas possuem em comum, independente de seu tamanho ou se ela é uma empresa de manufatura ou de serviço, ou ainda se produz bens 100% tangíveis ou misto ou 100% intangíveis. este fator em comum é a “função” produção. esta função existe em toda e qualquer tipo de empresa, e é exatamente nesta etapa que as empresas transformam as matérias primas e insumos em bens de consumo. porém, não quer dizer que é a função mais importante ou a única “função” na empresa, há também a “função” vendas, “função” compras, “função” financeira, “função” contabilidade, entre outras. a interligação sincronizada entre as diversas “funções” da empresa traz a esta o equilíbrio econômico e financeiro desejado. porém, distorções nos processos existem e necessita-se estar constantemente buscando melhorias em cada um dos processos de cada uma das “funções” , seja para a melhoria da qualidade, seja para a correção de não conformidades, seja para aumento do volume de produção ou da produtividade ou ainda para estar adaptando-se às constantes mudanças do mercado. as melhorias nos diversos processos organizacionais dão-se pelas pessoas, são elas que possuem o conhecimento do processo que executam, e uma vez estimuladas, geram idéias que irão alterar estes processos trazendo resultados positivos para a empresa. existem dois tipos básicos de melhoria nas empresas, aquelas que são geradas “de cima para baixo”, geralmente são poucas de alto valor de investimento e aquelas geradas “de baixo para cima” que são em grande número com pouco ou nenhum investimento necessário. é exatamente este grande número de idéias geradas pelas pessoas que executam os processos que é o foco deste livro, idéias simples, que praticamente não exigiram investimento ou investimentos de baixo valor, porém, trouxeram ótimos ganhos para as empresas. pequenas idéias, grandes soluções. este é o tema central do livro. porém, não poderíamos deixar de acrescentar um capítulo sobre inteligência competitiva. po