Há mais de vinte anos que a didáctica das matemáticas, enquanto domínio de investigação, forjou problemáticas e conceitos que, neste livro, se procuram reunir. Foram reunidos textos fundamentais de Brosseau, Chevellard e Vergnaud sobre as noções de situação, contrato, transposição didácticas e campo conceptual. Cada um destes textos dá relevância a uma das três abordagens - sistémica, antropológica e cognitiva -, que caracterizam o estudo actual dos fenómenos didácticos em matemática. Com estas problemáticas e estes conceitos a engenharia didáctica impõe-se enquanto metodologia privilegiada da investigação em didáctica das matemáticas. Dois ensaios completam este conjunto de textos, ensaios que encaram as relações entre as ordens didácticas e cognitivas do ensino e da aprendizagem do saber JEAN BRUN, doutor em Psicologia, é actualmente professor de Didáctica das Matemáticas na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Os seus trabalhos centram-se nas relações entre o desenvolvimento cognitivo e o ensino da Matemática tendo em conta a sua situação de docente e os níveis de escolaridade dos alunos entre os 6 e os 12 anos.