Por proporcionar uma série de vantagens, as empresas, em geral, cada vez mais fazem uso do Comércio Eletrônico na Internet para oferecerem seus produtos, visando aumentar a competitividade. O Comércio Eletrônico está passando por um processo de amadurecimento e consolidação. Não obstante, está se tornando um grande sistema composto de vários subsistemas. Para organizarmos os processo de desenvolvimento de um sistema, é necessária a utilização de técnicas e modelos cientificamente estudados e testados. Este livro utiliza-se de técnicas da Engenharia de Software e modelos cientificamente comprovados, como o modelo ICDT, de Angehrn, e do conceito de Comunidades Virtuais para apresentar um novo modelo, onde a gerência de pequenas empresas possa utilizar como ponto de partida na compreensão e projeto de atividades de comércio com base na estrutura da Internet. Apesar de utilizar técnicas e métodos científicos, o autor usa uma linguagem acessível, procurando fazer uma ponte entre os profissionais de Ciência da Computação e Administradores e Gestores de empresas, tornando, assim, maior a amplitude da divulgação do conhecimento, não limitando o trabalho a Técnicos de Computação. O livro preenche duas lacunas vazias, a primeira no campo empresarial, onde apresenta um modelo estruturado e testado através de um estudo de caso, a segunda no campo de Ciência da Computação, onde se reúnem técnicas, como Engenharia de Software, modelagem UML, conceitos da Internet, redes de computadores, segurança e outros, para desenvolver uma plataforma de Comércio Eletrônico.