Artes da Cena: Estudos sobre Atuação e Encenação, organizado por Narciso Telles, certamente fi¬guraria em nossas cabeceiras e bibliotecas como mais uma valiosa contribuição ao estudo das artes cênicas, dessas que rea¬rmam seu interesse e preocupação por refletir as rupturas e desequilíbrios pelos quais os grandes paradigmas dos modos de criação e relação das artes da cena encontram outros (e porque não, novos) questionamentos e desdobramentos para o campo de investigação em questão. Só aqui seu papel já estaria cumprido, entre e por sobre as páginas. No entanto, desde a seleção à organização dos textos que o compõe, nota-se um compromisso político e ético ao tornar de fato efi¬caz e urgente a voz do artista criador sobre seus processos, princípios e procedimentos de atuação e encenação frente às problemáticas da área – conceituais e técnicas – revistas na contemporaneidade. Além disso, preconiza a diversidade de olhares e linguagens, bem como seus lugares de análise e criação; dos que dizem às salas de ensaio aos que falam das mesas de estudo, encurtando essas possíveis distâncias, atentos e mobilizados por, en¬fim, falarem por si mesmos, considerando a potência desse exercício no encontro com outras áreas de conhecimento, no acordo ético e político que se dá ao refletirmos, principalmente, o que não sabemos sobre o que fazemos da cena em nosso tempo. (Rafael Lorran)