A obra de Cláudia Assad intitula-se Ludi coletânea de jogos lingüísticos, aparentemente despretensiosos como o nome pode sugerir aos menos avisados, mas subentende um trabalho sério de pesquisa, um conjunto de exercícios bastante úteis e produtivos aos alunos de qualquer grau de ensino. O aprendiz vai poder vislumbrar o estudo da Língua Portuguesa, sob um outro viés, capaz de lhe oferecer oportunidades de interpretar e criar seus próprios textos. Os exercícios propostos contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e para uma melhor e mais ampla conscientização do processo de estruturação textual, já que as propostas objetivam uma reflexão sobre diferentes níveis de organização da linguagem, passando do enfoque da palavra ao dos textos. Já há bastante tempo que se faz necessária esta ponte entre as pesquisas acadêmicas, que analisam as variadas facetas do fenômeno lingüístico, sob diversos enfoques teóricos, e os ensinos fundamental e médio. Nota-se, ainda, no meio escolar, a falta de obras que abordem tais fenômenos, traduzindo-os de forma mais simples e didática, visando ao amplo campo de aplicação pedagógica. Portanto, esta proposta é muito bem-vinda e deve ser aplaudida, pois vem preencher lacunas no tratamento da leitura e da compreensão de textos. Temos certeza de que este livro será muito proveitoso aos seus diferentes leitores, alunos e professores interessados nos instigantes desafios do ensino de Língua Portuguesa.