A presente publicação em língua portuguesa da coletânea organizada por Arjun Appadurai (1988) vem completar e somar-se ao conjunto de textos acadêmicos produzidos no contexto da antropologia anglo-americana e francesa sobre o tema do Consumo e do consumismo modernos nas três últimas décadas do século XX, mas que começaram a ser publicados entre nós somente nos últimos anos (a partir de 2000). Deve ser ressaltado que uma característica fundamental desses textos (...) foi a retomada de uma perspectiva propriamente sócio-antropológica sobre o fenômeno do consumo, que desautorizava algumas teses vigentes de caráter transcendente e moral. Esta abordagem surgiu, portanto, como uma ¿terceira via¿ para aqueles que não se adequavam ou não conseguiam mais enxergar este importante fato social do mundo contemporâneo ¿ o consumo ¿ pela ótica exclusiva das polarizações e dos dualismos. Autores como Bourdieu, Mary Douglas, Marshall Sahlins, Colin Campbell, Daniel Miller e outros demonstraram exatamente o contrário, sem caírem na tentação de destituírem o sentido e a importância das formas de sociabilidade tradicionais criadas a partir da família, da produção e do trabalho. Baseados em pesquisas empíricas, eles mostraram que o consumo está na base da formação do gosto, da distinção, sem o que não se poderia falar de individualismo e de estratégias de reprodução de muitos grupos e identidades sociais no mundo moderno. Assim, além de produzir vínculos sociais, o consumo também gera formas particulares de solidariedade, confiança e sociabilidade fundamentais para a vida social. O livro é importante não apenas pelas respostas que cada autor encontrou no seu universo de pesquisa para esta proposição, e que o leitor terá condições de avaliar, mas pela evocação de algo importante em termos metodológicos. A coletânea nos faz lembrar que a pesquisa sociológica não pode de forma alguma ficar refém de objetos pré-construídos. (Laura Graziela Gomes).