As dificuldades dos alunos do ensino superior, ao elaborarem os trabalhos monográficos exigidos como requisito mínimo para concluir os cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu, bem como a qualidade dos mesmos, foram alguns dos elementos verificados pela autora, ao longo da sua experiência como docente e orientadora, que a estimularam a desenvolver o Método Educar pela Pesquisa (MEP), objeto deste livro. "O Método Educar pela Pesquisa: Teoria e Prática" da pesquisa bibliográfica pode ser considerada uma metodologia didático-pedagógica, se adotada pelo professor, e de ensino-aprendizagem, quando utilizada pelo aluno. Portanto, além do enfoque teórico, a obra apresenta questões sobre a dinâmica da produção de conhecimentos, mostra os aspectos técnicos e metodológicos fundamentais para facilitar o processo de ensino-aprendizagem pela pesquisa. Nesse sentido, a obra é recomendada a alunos de graduação, de pós-graduação lato sensu, bem como a todos aqueles que necessitam planejar, organizar e produzir conhecimentos via pesquisa bibliográfica.