Este livro aborda a História da Educação Brasileira de 1549 a 2000, do desembarque dos primeiros padres da Companhia de Jesus às reformas educacionais da última década do século XX. Açambarcará, portanto, um período de quase 500 anos da Educação Brasileira. Esse interregno de tempo é, aqui, abordado pelo viés de um binômio: o elitismo e a exclusão. Assim, podemos dizer que a educação escolar brasileira significou, a um só tempo, tanto exclusão das classes populares como formação intelectual das elites econômicas e políticas que secularmente governaram o Brasil. Dito de outra forma: vamos percorrer os "labirintos" da nossa História da Educação utilizando o binômio em questão como se fosse um "fio de Ariadne", ou seja, transitaremos pelos "corredores e galerias" da Educação Brasileira "lendo as suas inscrições" por meio de uma "lente bifocal": na parte superior, o elitismo; e na inferior, a exclusão. Em síntese, tentaremos "desvendar o grande segredo" guardado pela educação brasileira durante séculos tendo como referência a seguinte problemática: as elites econômicas e políticas, que sempre governaram o Brasil, nunca descuidaram da educação dos seus filhos. Mas, por que as crianças oriundas das classes populares ficaram, historicamente, sem escolas?