A obra "A Psicopedagogia e suas interfaces: reflexões sobre a atuação do psicopedagogo" traz contribuições relevantes de pesquisadores de diferentes áreas para a atuação do psicopedagogo. Os capítulos abordam temáticas que envolvem o objeto de estudo da Psicopedagogia e suas contribuições para a educação escolar. Assim, no livro, discute-se a relação existente entre Psicopedagogia e outras áreas de conhecimento, bem como o trabalho que pode ser desenvolvido no espaço escolar, clínico, empresarial e hospitalar, desmistificando a escola como único espaço de atuação do psicopedagogo. Além disso, enfoca-se a importância de se trabalhar dinâmicas de grupos, enfatizando a ética profissional, no contexto da Psicopedagogia Institucional. Discute-se, ainda, as contribuições da teoria do Juízo Moral de Jean Piaget para a formação psicopedagogo, a questão do bullying como gerador de dificuldades de aprendizagem, a dislexia e as contribuições dos jogos no processo de avaliação e intervenção psicopedagógica. Por fim, discute-se as relações entre atenção, consciência, aprendizagem e os transtornos de aprendizagem. Por ser manifestação básica da consciência, a atenção é a condição inicial, necessária para desencadear os processos que se sucedem durante a aprendizagem. Assim, os transtornos da atenção acabam por influenciar diretamente em muitas situações de aprendizagem.