O artigo em homenagem a Merleau-Ponty nos Outros escritos pode ser considerado o primeiro de uma série de textos lacanianos que gravitam em torno de um objeto pulsional privilegiado que é o olhar. Entre eles, o texto em homenagem a Marguerite Duras pelo seu romance O arrebatamento de Lol V. Stein, que permite a Lacan isolar o lugar determinante do olhar não como atividade do sujeito, do sujeito que vê, mas como objeto, como o que olha sem se ver, o que o fascina. A divisão estrutural do sujeito revelando-se no nível da pulsão escópia a determinar que ele não pode ver o lugar em que está enquanto olha, Lacan o ilustrou no quadro de Velásquez intitulado As meninas, no qual o pintor, deslocado da cena principal, se representa no momento privilegiado de seu ato criador. Essas apreciações marcam de alguma forma a passagem para o outro Lacan, outro daquele que se apresentava sob o signo inicial da palavra e da linguagem, o Lacan que se revela no fim deseus Escritos sob o nome de objeto a.