Inovação reversa é leitura fundamental para qualquer executivo que atua em mercados emergentes, como Brasil, India, China e Rússia. O livro apresenta a inovação que nasce nos países emergentes e depois é exportada para os desenvolvidos. A bebida Gatorade é um exemplo clássico dessa dinâmica: a bebida foi criada na Índia para o tratamento de pessoas com desidratação, depois, foi levada para os países desenvolvidos. Trata-se de uma nova ferramenta e um manual poderoso para acrescentar à sua capacidade de inovação e certamente será uma das chaves para aproveitar ao máximo as oportunidades nos mercados emergentes. O grande valor deste livro é que os autores Vijay Govindarajan e Chris Trimble Trimble apresentam um forte argumento para as empresas "aprenderem a operar em um eixo diferente" para aproveitarem integralmente as oportunidades nos mercados em crescimento. Os autores abasteceram ricamente o texto com lições práticas ao lado da teoria principalmente nos oito capítulos de estudos de caso, mostrando as dificuldades e os tropeços ocasionais que sempre são parte importante de uma jornada transformadora. O aspecto principal do livro é o que ficará evidente para qualquer executivo de multinacional: as lições sobre o que os autores chamam de lógica dominante, ou seja, toda empresa que vem obtendo grande sucesso é, ao mesmo tempo, sustentada e ameaçada por tudo que aprendeu no passado.