As questões e desafios emergentes na sociedade contemporânea, especialmente, os relacionados às relações humanas em seus diferentes contextos, convocam-nos a "redimensionar" nossa concepção de conhecimento, de educação e dos respectivos processos educativos. Para isso é especialmente relevante buscar conexões entre Filosofia e Educação, a fim de que as práticas educativas possam impulsionar transformações no sentido de promover a formação de indivíduos criativos e empreendedores capazes de despertar o mundo para uma consciência global e sistêmica. Com esse foco, o Programa de Pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul, PPGEd-UCS, organizou-se em torno de duas linhas de pesquisa, "História e Filosofia da educação" e "Educação, linguagens e tecnologia", e vem desenvolvendo estudos através de temas direcionados à epistemologia, à ética, à linguagem, à tecnologia dentre outros, na busca de produzir conhecimento que possa auxiliar em inovações nas práticas educativas. Assim, no intuito de compartilhar alguns resultados dessas pesquisas com a comunidade científica e interagir com estudiosos da área, em 2010, o programa organizou o V CINFE, Congresso Internacional de Filosofia e Educação, tendo como tema "Conhecimento, linguagem, educação e cidadania: pensando alternativas para os desafios da ação na atualidade". Durante três dias, pesquisadores das áreas da filosofia e da educação, se reuniram para discutir e repensar a concepção de conhecimento, de aprendizagem e dos processos educativos, tendo como fio condutor os problemas atuais e a inclusão das tecnologias digitais.