Práticas Corporais na Educação Infantil: história, tensões e reflexões insere-se nas discussões e debates que emergiram em função das recentes mudanças ocorridas, com a LDB/1996, na educação infantil, merecendo destaque a formação dos educadores que exercem sua docência nessa etapa da educação básica. Nesse ensejo envolvem-se professores de diferentes áreas que lidam com as crianças pequenas. Entre essas áreas está a Educação Física. As práticas corporais na educação infantil, comumente, são desenvolvidas por professores com formação em outras áreas, que não da própria Educação Física. O autor parte desse ponto para procurar compreender as possíveis relações que abrangem essa disciplina e a educação infantil, sobretudo analisando a história dessas duas áreas. Da mesma forma, busca analisar algumas experiências de professores de Educação Física que estiveram atuando em instituições de educação infantil, com o propósito de apontar possíveis contribuições, as quais esses professores puderam acrescentar ao trabalho docente, e abordá-las com base nas discussões recentes envolvendo as práticas corporais. Laerson Pires Gonzaga acredita que muito há para ser feito a esse respeito, por isso oferece um olhar particular. A presente obra destina-se aos professores que têm como objeto as práticas corporais na educação infantil.