O esporte está enraizado em nossa cultura. Independente de classe social, etnia, faixa etária, ele rouba a cena e marca a vida de todas as pessoas. Esta obra é uma crítica sutil e, ao mesmo tempo, uma coerente avaliação das práticas pedagógicas nas escolinhas de futebol e futsal, paixões nacionais. Ricardo Rezer e Michel Angilio Saad buscam as possibilidades de entender a escolinha não como um mero diminutivo voltado a competições, busca e formação de talentos, mas como uma verdadeira escola, com uma forma lúdica de educar, sem limitações e de maneira inclusiva. A obra contextualiza-se num tempo informatizado, quando, segundo os autores, estamos preocupados demais em nos tornarmos sujeitos funcionais, aptos a assimilar cada vez mais as demandas do processo civilizatório, esquecendo-nos de abrir espaço para a reflexão, para a ponderação e para a crítica. O livro é uma forma de entender o papel pedagógico, reavaliando certas práticas, frutos de uma historicidade enraizada, eliminando noções equivocadas e introduzindo novas, capazes de promover um desenvolvimento mais harmonioso entre a prática de esporte.