Os desafios contemporâneos da formação docente exigem do professor, dentre tantas coisas, um processo contínuo de formação e uma reflexão nas relações com os sujeitos envolvidos em sua prática pedagógica. Assim, O livro Formação docente: desafios e diálogos contemporâneos traz, em áreas diversas, a visão e experiência de vários pesquisadores que reconhecem esses desafios, mas que estão sempre dialogando com sua práxis. A obra está dividida em três partes que se complementam. Inicialmente discute-se a formação e a profissão docente, evidenciando as questões históricas que envolvem a instrução pública e a formação docente no Ceará, a importância da Didática no processo formativo inicial e os saberes docentes aliado a formação continuada. Em seguida, aborda-se a formação do professor de Matemática, refletindo sobre a generalização e a abstração no processo formativo dos licenciandos, a utilização da Sequência Fedathi, as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o ensino a partir de conceitos matemáticos. Por fim, deu ênfase aos desafios atuais da práxis docente, pensando sobre a educação a distância, as comunidades de aprendizagem, a aplicação da proposta de ensino Sequência Fedathi e a formação de professores para a educação especial nas escolas regulares. Esta obra, portanto, se destaca por sua seriedade em discutir temáticas relevantes no cenário educacional brasileiro, em especial, a formação de professores. Esperamos, assim, que os registros aqui apresentados possam contribuir com outras reflexões, outras pesquisas, outras práticas...