Tematizar o ensino de Língua Portuguesa como língua materna da formação de sujeitos é também postular as aproximações metodológicas entre a teoria e a experiência humana. Este livro é um convite aos dinâmicos leitores e investigadores do conhecimento a compreender as comportas abertas pela riqueza que nosso idioma contém. Instrumentalizar os sujeitos nos contextos de aprendizagem é, ao mesmo tempo, repensar como os instrumentos são capazes de recepcionar os conhecimentos de mundo com as práticas escolarizadas. As reflexões que esta obra revela aos leitores são inspiradas na pedagogia da experiência de ensino e na aprendizagem de língua portuguesa como ações metodológicas, socioconstrutivas e marcas representativas dos ideais da língua como identidade, reiterando aos interlocutores a constituição de teias de ideias no destaque necessário ao trabalho com leitura, escrita e reflexão. Logo, o protagonismo apresentado no livro transita entre os embates teóricos e práticos com a restruturação das políticas educacionais brasileiras na normatização da Base Nacional Comum Curricular, das alocuções inseridas nos Parâmetros, no trabalho com o texto, na ação analítica e linguística da língua.