O livro, pela riqueza e amplitude de suas ideias e abordagens teóricas sobre a criatividade e o pensamento complexo, pode ser lido e interpretado sob diversos ângulos. Todavia, parece-me oportuno ressaltar sua importância no contexto da política educacional brasileira. Pode-se afirmar que o Brasil está vivendo uma revolução da inclusão educacional. Nunca tantas crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de acesso amplo e irrestrito às escolas de educação básica e às universidades. Finalmente o direito à educação começou a prevalecer. O que se torna importante neste fase de transição da exclusão para a inclusão, é liberar o potencial criativo do povo brasileiro para usar a expressão tão cara a Darcy Ribeiro. A obra oferece a professores e educadores subsídios valiosos de transposição para a sala de aula de uma didática da criatividade, de forma a ver a criatividade, conforme destacou Saturnino de la Torre, na apresentação deste livro, não como um conceito frio e distante, mas o potencial fascinante para transformar e transformar-se. Em outras palavras, o Brasil de hoje já não é mais um país de verdades totalitárias que exclui a relatividade, a dúvida e a interrogação, para usar uma frase de Milan Kundera. O Brasil de hoje está se abrindo à contribuição de sua diversidade criadora. Estou certo de que a presente obra pode contribuir para o advento de uma escola com a coragem de duvidar, interrogar e pensar vias e caminhos mais dignos e emancipadores.