Esta obra, mais que a partilha de produções e das discussões do XIII EPREM, retrata um profícuo diálogo de profissionais, educadores e pesquisadores comprometidos profundamente com a apreensão e a compreensão dos complexos processos de aprendizagens matemáticas. [...] Temos o privilégio da publicação desta obra voltada aos professores, educadores e pesquisadores, sensibilizados com o desafio epistemológico e metodológico do aprender matemática que, na diversidade de temas e questões do campo da Educação Matemática, articula e aprofunda o debate, encarando questões fundantes da pesquisa científica, mas com os olhos voltados aos alunos e seus professores e com os pés no chão da escola. [...] É com a postura investigativa do educador matemático (presente e atuante na educação básica, assim como nas universidades) que teremos, cada vez mais, consolidado o casamento do curso superior com a educação básica, fazendo com que assumamos cada professor como um permanente investigador de suas práxis, voltando seus olhares para os processos de aprendizagem matemática de todas as nossas crianças e de todos os nossos jovens. Para tanto, em muitos dos capítulos, a obra traz desejável e necessária contribuição teórico-epistemológica para a melhor e mais profunda compreensão do fenômeno da aprendizagem matemática, como as construções conceituais, os contextos de representações semióticas, as relações dinâmicas e complexas entre as trocas e as validações dos conhecimentos produzidos. Pelo exposto, é uma honra apresentar a obra. Recomendo fortemente sua leitura e discussão.