Este livro reúne pesquisas de diferentes autores que procuram discutir as instituições escolares nas suas variações e significados, no âmbito da sua diversidade, políticas, formação e práticas pedagógicas. Pensar a instituição escolar nesta perspectiva significa, também, compreender a escola na ótica da sua totalidade, ou seja, sob um olhar mais denso, que leva em conta a dimensão das contradições postas no fazer-se cotidiano dos alunos em suas múltiplas dimensões e situações de etnia e classe social. Pensar a instituição escolar na sua diversidade, no âmbito de suas contradições, implica em resgatar o papel dos alunos como sujeitos na trama social em que está posta a escola. Abordar essa questão visa problematizar um modelo homogeneizado de instituição escolar, discutir o significado e as implicações em pensar o aluno como sujeito histórico e evidenciar as possibilidades da instituição escolar com todas as suas contradições num espaço de formação humana sem, contudo, perder de vista os aspectos legais e das práticas pedagógicas que estão implicadas nessa temática. Nesse sentido, é imprescindível o reconhecimento de situações que decorrem da divisão social do trabalho, das transformações do mundo do trabalho, das situações de gênero ou orientação sexual, de direitos culturais a partir da situação etária, como os idosos, jovens e crianças, de desigualdades derivadas da situação de etnia, como os afro-brasileiros, dos povos indígenas ou de imigrações de várias origens. Essas preocupações estão postas nos nove capítulos tendo por fio condutor a instituição escolar em contextos diversos.