A presença, nas disciplinas escolares e noutras áreas curriculares, de objectivos e conteúdos tendo em vista a formação cívica, moral, social e cultural dos jovens - bem como a atenção às estratégias, actividades e clima relacional que se vive na escola - é, certamente, uma das dimensões mais importantes através da qual se constroem concepções e práticas democráticas nas escolas. A consciência de que a aprendizagem da cidadania passa, em grande medida, pela vivência dessa mesma cidadania nos contextos escolar e social, conduziu ao desenvolvimento, em muitas escolas, de projectos em que a centralidade dessa finalidade é claramente assumida, sendo de realçar que muitos desses projectos se desenvolvem em estreita colaboração com a comunidade. A presente obra tem, assim, por finalidade revisitar, sob diversos ângulos, o conceito de Educação para a Cidadania e analisar a forma como ela está a ser concretizada no terreno, designadamente na sua dimensão transversal, agora que a reorganização curricular se encontra, no essencial, generalizada. Pretende-se assim promover o diálogo entre a reflexão teórica sobre as recentes opções curriculares e suas implicações nos sentidos atribuídos à Educação para a Cidadania e a apresentação de um conjunto de experiências e projectos desenvolvidos ou em desenvolvimento nas escolas.