Com o crescimento na aplicação de programas de 'executive coaching' as empresas vêm, a cada dia, percebendo de forma mais concreta os resultados obtidos na performance de seus profissionais. O 'coaching' não representa um modismo, ao contrário, tem se apresentado como um método de baixo custo e alto retorno para as empresas. Isso ocorre principalmente porque, através do investimento no desenvolvimento de apenas um profissional (o líder) a equipe como um todo se desenvolve em conseqüência natural. Os modelos de treinamento tradicionais continuam sendo muito úteis para o desenvolvimento do conhecimento, porém, para o desenvolvimento das competências hoje fundamentais para o sucesso profissional (principalmente emocionais) será o entendimento dos aspectos correspondentes à subjetividade de cada indivíduo que proporcionará uma nova modalidade de desenvolvimento, uma real mudança de atitude. A metodologia é pautada pela depuração dos casos reais vividos pelos profissionais no ambiente organizacional, onde o consultor (coacher) poderá oferecer novas formas de pensar à partir da leitura do significado que o cliente atribui a cada situação vivida na organização, podendo, em conjunto, construir novos caminhos para a busca de soluções. O objetivo deste livro é transmitir não somente alguns conceitos que considerados fundamentais para o exercício do 'coaching' individual, como também, oferecer ao leitor um método de aplicação que vem trazendo expressivos resultados em variadas demandas de empresas que buscam maximizar seus resultados e de profissionais que buscam o aprimoramento de sua performance profissional e a gestão de suas carreiras.