Texto clássico de Condorcet, estas Memórias foram inicialmente publicadas em partes, durante o ano de 1791, em quatro números consecutivos de um jornal intitulado Biblioteca do homem público, e que se destinava a apresentar aos leitores análises de obras, tanto francesas quanto estrangeiras, sobre a política em geral, sobre a legislação, sobre o direito. A primeira memória trata da natureza e da finalidade da instrução pública. A segunda aborda a educação das crianças. A terceira, da educação dos adultos. A quarta e a quinta examinam, respectivamente, a questão da instrução profissional e da instrução científica.Publicadas em 1791, as Cinco memórias sobre a instrução pública de Condorcet fixavam o quadro teorico e ideológico que fundamentaria, mais tarde, seu projeto completo de organização da instrução nacional, do ensino primário ao ensino superior. No contexto das transformações politicas significativas implementadas pelo movimento revolucionário francês, desde 1789, o ideário de Condorcet baseia-se nos princípios do acesso universal, da gratuidade e da independência, que deveriam sustentar a organização do sistema de instrução. Sua proposta, detalhada e consistente, revela-se extremamente avançada para seu tempo e contém, em germe, muitas das bandeiras ainda hoje defendidas, no complexo âmbito da educação.