Este livro está marcado por experiências brasileiras as mais diversas, construídas por profissionais comprometidos com a educação como uma porta capaz de vislumbrar uma velhice ativa na realidade atual, caracterizada pela fluidez e provisoriedade. É constituído de trabalhos elaborados por pessoas diretamente envolvidas com a questão dos processos educativos do envelhecimento humano. Representa uma tentativa de sistematizar as múltiplas perspectivas institucionais de ações educativas desenvolvidas (ministradas ou coordenadas) por dedicados professoras e professores. Essas vivências não só estão entrelaçadas com os projetos pedagógicos das instituições de ensino que representam, mas com os caminhos que os docentes percorrem em suas práticas de interlocução e de interpelação com o contexto, na busca de elementos capazes de movimentar as expectativas e motivar projetos futuros de quem já passou dos sessenta anos. Trata-se, portanto, de experiências que, embora com a mesma base de preocupação, estão adequadas às realidades onde são desenvolvidas e postulam uma educação em defesa dos direitos humanos, do acolhimento social e, principalmente, de preservação da vida.