Retrato do Brasil (1928) é o celebrado e polêmico ensaio do principal organizador e financiador da Semana da Arte Moderna. Inaugurando um gênero que daria vasta prole entre a intelectualidade brasileira dos anos 1930 e 40 — o ensaio de inter"Retrato do Brasil" (1928) é o celebrado e polêmico ensaio do principal organizador e financiador da Semana da Arte Moderna. Inaugurando um gênero que daria vasta prole entre a intelectualidade brasileira dos anos 1930 e 40 - o ensaio de interpretação do Brasil -, Prado fustigava os otimistas e apontava, com notável capacidade de evocação do passado, a origem histórica dos entraves que tolhiam o desenvolvimento da nação. Reeditado em 1997, sob a coordenação de Carlos Augusto Calil, o pequeno ensaio provou guardar seu potencial de motivar polêmicas, tendo gerado diversos artigos na imprensa. A presente edição - baseada na de 1997, que teve o texto minuciosamente revisto pelo organizador - foi complementada com resenhas que o livro recebeu nas últimas décadas."Retrato do Brasil" (1928) é o celebrado e polêmico ensaio do principal organizador e financiador da Semana da Arte Moderna. Inaugurando um gênero que daria vasta prole entre a intelectualidade brasileira dos anos 1930 e 40 - o ensaio de interpretação do Brasil -, Prado fustigava os otimistas e apontava, com notável capacidade de evocação do passado, a origem histórica dos entraves que tolhiam o desenvolvimento da nação. Reeditado em 1997, sob a coordenação de Carlos Augusto Calil, o pequeno ensaio provou guardar seu potencial de motivar polêmicas, tendo gerado diversos artigos na imprensa. A presente edição - baseada na de 1997, que teve o texto minuciosamente revisto pelo organizador - foi complementada com resenhas que o livro recebeu nas últimas décadas.