- Os Autores e suas obras Autores consagrados, reunidos em uma proposta que valoriza Aprender a ser, um dos pilares da Educação para o século XXI, segundo a Unesco.   Formação para a pluralidade Eixos pedagógicos da coleção   Competência Leitora Expõe o aluno a diferentes situações de uso e reflexão da língua e da linguagem, contribuindo para sua formação como sujeito ativo que interage com o texto na construção de sentidos.   Aprendizagem significativa As atividades possibilitam ao aluno estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos estudados, garantindo uma apropriação efetiva dos conceitos, procedimentos e atitudes.   Mundo Plural Insere o aluno no contexto global do mundo em que vive, fortalecendo o respeito à diversidade. A cultura e as atividades de diferentes povos e regiões do mundo dão ao aluno uma perspectiva da multiculturalidade que marca o nosso tempo.   Estrutura ·         Cada volume da coleção está estruturado em 4 unidades. ·         A coleção trabalha as noções de tempo, espaço, identidade, alteridade e processo, especialmente nos volumes de 2º e 3º anos, explorando situações iniciais vivenciadas pela criança. Nos volumes de 4º e 5º anos, o texto apresenta uma estrutura mais linear, para familiarizar o aluno com os marcos fundamentais da História do Brasil. ·         No encarte, a coleção propõem atividades mais dinâmicas, como árvore genealógica, livro da família, trilha, memória, dominó, tabelas de observação e complementos de atividade.   Seções ·         Abertura da unidade – É composta de imagens e/ou um breve texto que contextualiza o assunto à realidade da criança, além de algumas questões orais, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos e levar à interatividade e à integração de todos. Estimula a curiosidade e o interesse sobre o tema a ser desenvolvido. ·         Atividades – Entremeando o texto-base da unidade, há atividades diversas que exploram a oralidade e a escrita, auxiliando os alunos no entendimento e na apreensão dos temas abordados. Trabalham diferentes habilidades e competências e estão organizadas em um nível gradual de complexidade, não só dentro de cada volume, mas ao longo dos anos, respeitando o nível cognitivo dos alunos, de acordo com sua faixa etária. ·         Ler e compreender – Possibilita o contato dos alunos com vários gêneros textuais de es diversas, com o objetivo de desenvolver a capacidade de interpretação e análise, construção e transposição de conceitos, comparações, estabelecimento de relações, além de ampliar conteúdos explorados em outras unidades. ·         Ampliar horizontes – Amplia os conteúdos da unidade relacionando-os a questões de ética e cidadania. Inclui temas como trabalho infantil, a situação de mulheres na política, os direitos dos idosos, as pessoas com necessidades especiais, a defesa do consumidor, a situação dos ex-escravizados após a abolição, a questão indígena. ·         Troca de ideias – Promove discussão entre os alunos, por meio da apresentação temas que incentivam o diálogo (exposição de ideias e atenção à opinião dos colegas), o desenvolvimento da argumentação, a troca de experiências e conhecimentos. ·         Registros históricos – Trabalha a noção de es históricas, o que são e como podem ser utilizadas. Tem por objetivo colocar o aluno em contato com as mais variadas es, para que amplie sua noção de história e suas possibilidades de interpretação. Por meio delas, trabalham-se as mudanças e permanências, a transposição de conceitos e as relações entre realidades distintas. ·         Vamos retomar – Seção final de atividades, contempla a revisão do conteúdo trabalhado no decorrer da unidade e o desenvolvimento de habilidades. ·         Mundo plural – Busca ampliar a visão dos alunos em relação à pluralidade de um conceito ou tema trabalhado na unidade, levando-os a entrar em contato com diferentes culturas e realidades. Os alunos refletirão sobre atividades humanas de diferentes povos ou regiões do Brasil ou do mundo, relacionadas a seus costumes, cultura e outros aspectos.   Destaques Envolve um trabalho gradativo com conceitos e procedimentos. No 1º ao 3º anos, foca a leitura de mundo do universo dos alunos, para, nos dois anos seguintes, tomando como referência elementos da história do Brasil, estimulá-los a pensar na organização social e política do país em diferentes tempos e em suas relações com os diversos grupos sociais.Estimula os alunos a participar das aulas, realizando atividades de observação, comparação, pesquisa, elaboração de hipóteses e conclusões. O aluno questiona, interage, estabelece relações e busca soluções, a partir das vivências do seu dia a dia, de seu saber intuitivo e do que apreende.Valoriza a vivência do aluno, com inúmeras oportunidades de trabalhar com aspectos pessoais, familiares, do meio em que vive, até aspectos regionais e locais.Oferece oportunidades de trabalhar a cidadania e os Temas Transversais, no trabalho com textos, fotos e ilustrações, na forma de proposição das atividades etc. e nas sugestões complementares para o professor. Trabalha transformações e permanências, com dados e atividades que contrapõem o passado e o presente, desde a vida pessoal e familiar do aluno até elementos presentes no seu contexto histórico.