Desde que foi inaugurada no país, há meio século, a televisão não deixou de crescer em importância, a ponto de firmar-se hoje como meio de comunicação de maior influência nos costumes e na opinião pública. A par com esse poder nunca exercido em tal proporção, capaz de contribuir para que se aperfeiçoe a cultura e educação nacionais, cresceram também as distorções da ?mensagem? que a televisão difunde ? e são atualmente muitos, incontáveis os que todo dia lamentam o mau uso da maravilha tecnológica, acusando-a de não ser levada a sério. O SENAC de São Paulo, que leva ao sério a televisão, em seu Centro de Comunicação e Artes e na sua participação na Rede SescSenac de Televisão, apresenta este livro do especialista Arlindo Machado como uma perspicaz reflexão sobre o tema. Ao grande conhecimento prático adquirido em muito tempo de atenção crítica ao que passa na tela da tevê, o autor alia um seguríssimo embasamento teórico e notável aptidão para a análise de técnicas e intenções em todas as áreas visuais. Com isso dá um curso fascinante de televisão séria, mostrando o que vai por trás de reportagens, minisséries e videoclip, por exemplo. Indispensável para todos os estudantes e pesquisadores a área, esta publicação da Editora SENAC São Paulo atende também ao leitor não-especializado interessado em uma avaliação do conteúdo da programação televisiva.