Neste quarto título da Série Caminhos para a transformação da Escola, da Coleção Educação/Pedagogia da Editora Expressão Popular, o foco é a relação entre trabalho, agroecologia e estudo nas escolas do campo de Educação Básica, relação que vem sendo construída em muitas escolas, desde pequenas e pontuais iniciativas até processos mais complexos que envolvem transformações profundas de conteúdo e forma do trabalho educativo. A série integra a área de educação da Expressão Popular, constituindo-se como um espaço para socialização de práticas, análises e reflexões político-pedagógicas sobre processos de luta e construção de escolas públicas voltadas às exigências formativas de processos de emancipação social e humana. O objetivo desta publicação é a sistematização e a divulgação de reflexões sobre o movimento real das práticas da vida escolar coletiva. A relação entre escola, trabalho e produção integra o objetivo constitutivo da Educação do Campo de trabalhar pela territorialização da agricultura camponesa, do que depende a própria sobrevivência física das escolas públicas no campo. Mas não se trata de atribuir uma função instrumental às escolas. Muito pelo contrário, se trata de materializar um pilar essencial da concepção de educação fundamentada no princípio educativo do trabalho e em uma forma de trabalho pedagógico com o conhecimento que permita a compreensão sobre como se produzem os fenômenos da natureza e as relações sociais, como a vida se movimenta e se transforma. A agroecologia camponesa e associativa compõe essa estratégia. O convite aos leitores e às leitoras deste livro é para que participem deste desafio. Desafio da formação da juventude em uma nova concepção de trabalho e de natureza que, como afirmam os textos, é também uma nova visão sobre os sujeitos que fazem agricultura em interação metabólica com a natureza, sobre a alimentação e sobre a construção de soberania (...)