Práticas de iniciação à docência Trata de temáticas fundamentais relativas ao processo de desenvolvimento de Professores de Língua Portuguesa para a Educação Básica na Universidade e na Escola. Para isso, reúne e articula os seguintes ensaios: Práticas de iniciação à docência: um relato e uma reflexão sobre outras experiências com o PIBID na formação de professores; Iniciação à docência em colégios estaduais de Pato Branco: incentivando a formação crítico-reflexiva de futuros professores de Língua Portuguesa; Utilização de diagnósticos para análise ortográfica da produção textual de alunos das séries finais do ensino fundamental; A ortografia e seus desafios para o aluno e para o professor: como realizar o processo de ensino-aprendizagem?; Interpretação e produção textual com alunos do terceiro ano do ensino médio: avanços e obstáculos; Gerando conhecimento por meio da leitura e produção de diferentes gêneros textuais: desenvolvimento mútuo aluno-professor; Aulas preparatórias para o ENEM e vestibulares: mais que uma prática de ensino e aprendizagem; Novas culturas em um antigo espaço: experiência de concepção e implementação de um jornal-mural na escola; A arte como veículo afetivo: experiências transformadoras dentro e fora da sala de aula. Tendo como fundamentação teórica principal os escritos de Bakhtin e Vigotski, os textos da obra buscam divulgar e aperfeiçoar outras ações inovadoras de formação docente implementadas durante os anos de 2012 e 2013, em continuidade ao trabalho realizado nos anos de 2010 e 2011, em instituições públicas de Educação Básica, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pela CAPES e executado, dentre outras, na Área de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglêsda UTFPR, Campus Pato Branco.