Refletir a formação do professor de matemática será sempre uma questão de necessidade ímpar, sobretudo, tomando em conta as transformações porque passa a docência e o ser professor na atualidade. Esta obra se destina a aqueles que estão às voltas com o processo de formação de professores de matemática tanto em situações de formação inicial e em início de carreira docente. Aqui, de certo modo, os colaboradores trazem para o leitor a compreensão de que desenvolver estudos sobre a formação do professor será sempre necessário, uma vez que as questões que envolvem a educação e a formação de professor não são de fácil compreensão sob qualquer ângulo de análise, sobretudo, a questão da formação do professor de matemática, sobretudo, em tempos e espaços nomeadamente marcados, formatados e transformados pelas ciências, tecnologias, novos e costumes. Assim, o leitor encontrará contribuições de ricas análises sobre praticas formativas de professores com acento teórico que enxergar o professor como agente ativo em seu processo de se tornar professor de matemática. Constitui-se em um modo de ver que continua e continuará significativo e torna necessário melhor conhecer como acontece a formação do professor, seus caminhos, desafios, mudanças e transformações no continuo processo de ser professor a cada experiência vivida na universidade e na escola uma questão sempre necessária, junto com o conhecer melhor seu trabalho e suas práticas em sala de aula. Os colaboradores desta obra tratam disto: não de conteúdo de matemática, mas também de como formar professor, como ensinar matemática de maneira tal que seja possível o aluno admirá-la, depois de amá-la.