Esta coletânea reúne textos dos pesquisadores – docentes e discentes – das Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pará e Uberlândia, que em um esforço coletivo e colaborativo vem construindo novos caminhos para o campo de estudos das políticas educacionais em especial aquelas políticas voltadas para a educação básica. Os textos são resultantes da produção dos integrantes do Projeto “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios dos estados do Rio Grande do Norte (RN), Pará (PA) e Minas Gerais (MG) no período de 2007 a 2011”. O Projeto, financiado no âmbito do programa do Observatório da Educação/Capes, objetiva analisar a implantação do PAR enquanto política pública no contexto das atuais políticas educacionais, tendo como premissa a compreensão de que o desenvolvimento dessas políticas é conduzido por um processo que se consubstancia em um determinado momento histórico e contempla vários elementos, por vezes, contraditórios, mas que, de modo geral, respondem ao ritmo e à direção impostos pelo reordenamento do sistema capitalista. A obra apresenta os primeiros resultados da pesquisa contemplando aspectos dos três Estados da Federação que participam do estudo e análise das quatro dimensões do PAR: Gestão Educacional, Formação de Professores e dos Profissionais de Serviços e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Espera-se com essa publicação, contribuir para os debates sobre as políticas educacionais e suas dimensões constitutivas. Em especial, objetiva-se trazer elementos que possibilitem uma análise crítica e contextualizada da implementação do Plano de Ações Articuladas, nos municípios do RN, PA e MG que participaram da pesquisa.