Esta obra é constituída por uma trintena de dispositivos de formação - agrupados em quatro módulos centrados nos seguintes temas: conceitos científicos, representações e obstáculos, condutas pedagógicas, leitura e legibilidade - e procura sensibilizar formadores e formandos para as diversas aquisições no domínio da didáctica das ciências. A ideia de dispositivo associa precisão e abertura. A precisão é dada pelo carácter do dispositivo, cada um detalha as actividades a conduzir e propõe referências sobre as quais o formador pode apoiar-se e fornece os utensílios destinados à análise individual ou colectiva dos formandos, assim como os documentos para uso dos formadores. A abertura resulta da extensa escolha proposta, das possíveis variantes, assim como da liberdade encorajada a subverter os dispositivos para os personalizar e adaptar às necessidades dos formandos. JEAN-PIERRE ASTOLFI é professor de Ciências da Educação na Universidade de Rouen. ELIANE DAROT é professora de Ciências da Vida e da Terra. YVETTE GINSBURGER-VOGEL é professora de Ciências da Vida e da Terra. JACQUES TOUSSAINT é professor de Física em Orleães